administracao
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Unidade 2: O ambiente organizacional1
2.1 Parâmetros da ação gerencial
A visão onipotente da administração defende que os administradores são diretamente responsáveis pelo alcance dos resultados organizacionais.
A visão simbólica da administração defende que o papel do administrador é limitado por forças internas e externas à organização, que escapam ao seu controle.
Uma outra perspectiva defende a síntese dessas posições. O papel do gestor seria equalizar, no sentido de compensar, equilibrar e estabilizar as interações entre os ambientes externo e interno da organização.
2.2 Ambiente das organizações
O ambiente organizacional refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm potencial para influenciar o desempenho organizacional.
O ambiente externo é o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização.
O ambiente interno é composto pelos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas.
2.2.1 Ambiente interno e cultura organizacional
Mesmo que os fatores do ambiente externo possam parecer iguais para organizações que fazem parte de um mesmo setor, a influência – potencial ou real – de cada um desses fatores depende da singularidade da organização.
É o ambiente interno que marca a singularidade organizacional, uma vez que se refere às características particulares de uma organização.
A cultura organizacional é definida como um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida por meio de histórias, rituais, lendas, símbolos, linguagem e cerimônias.
2.2.2 Elementos da cultura organizacional
2.2.3 Ambiente contextual
2.3 Administrando o ambiente organizacional
O ambiente