Resumos De Nutri O
3º ANO
CIÊNCIAS DO DESPORTO
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO
JOSÉ MIGUEL DA SILVA MOREIRA
DAVID RICARDO CARDOSO
Ciências do Desporto
Metabolismo e Nutrição
A energia solar provém da transformação, por reação nuclear no Sol, do hidrogénio em hélio.1 Neste processo é libertada um quantum de energia sob a forma de radiações gama.
A maior parte da energia, que chega ao globo terrestre, é libertada sob a forma de calor e somente 3 a 6 x 108 kcal/m2/ano podem ser utilizadas para a fotossíntese para fabricar os alimentos para os organismos autotróficos2.
Desta quantidade as plantas dissipam 95 a 99% sob a forma de calor. Os restantes 1 a 5% são transferidos essencialmente para as ligações químicas dos CHO.
Perde-se muita energia na cadeia alimentar entre os organismos autotróficos e heterotróficos. A eficiência ecológica máxima de energética é de 10%. A erva só capta um 1% da energia que recebe. Assim 1000 Kcal vegetais ingeridas pelo herbívoro somente 100 Kcal se encontram no 1º carnívoro e 10 Kcal no segundo.
Fotossíntese
A fotossíntese transforma a energia da luz em energia química (ATP), fixando o CO 2 do envolvimento em matéria orgânica, libertando oxigénio para a atmosfera. A fotossíntese, nos seres eucariontes, realiza-se ao nível dos cloroplastos.
A sede dos processos fotossintéticos é nos cloroplastos, onde se define dois espaços-sede deste processo: os estromas e os tilacóides (ao seu conjunto, chamamos grana)
Nos tilacóides ocorre a fase da fotossíntese dependente da luz e no estroma decorre a fase independente da luz.
A fotossíntese pressupõe a absorção da luz pela molécula de clorofila, em que a energia do fotão é absorvida. Uma molécula de oxigénio é formada por cada 8 fotões absorvidos. A absorção luminosa, por parte da clorofila, cumpre uma dupla função:
Promover a fotossíntese;
Proteger o sistema biológico de danificação fotoquímica.
Granum – o plural de granum é grana. Os grana são constituídos por