Resumo
A Estrutura Organizacional constitui o elo entre as orientações estratégicas da organização e a sua forma de atuação no mercado e pode ser definida como a forma que a autoridade é atribuída através das relações de dependência hierárquica e de cooperação, como as atividades são especificadas e distribuídas e ainda como são estabelecidos os sistemas de comunicação no interior das organizações. Pode ser dividida em macro-estrutura (relacionada com a totalidade das divisões da organização) e micro-estrutura (relacionada com a organização das atividades dentro de uma divisão).
Insta ressaltar que a estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e as estratégias estabelecidas, ou seja, é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa, pois a mesma representa a organização. Suas rotinas e os procedimentos administrativos representam os métodos e as funções administrativas exercidas pelos executivos das empresas são apresentadas, de forma interligada.
Planejamento ------- Organização ---------- Direção ---------- Controle
Quando a estrutura organizacional é estabelecida de forma adequada, ela propicia para a empresa alguns aspectos como identificação das tarefas necessárias ao alcance dos objetivos estabelecidos, organização das funções e responsabilidades, informações, recursos e feedback aos executivos e funcionários, medidas de desempenho compatíveis com os objetivos e por fim condições motivadoras para a realização das tarefas estabelecidas.
Elaboração da estrutura organizacional
A estrutura organizacional é bastante dinâmica, principalmente quando são considerados seus aspectos informais provenientes da caracterização das pessoas que fazem parte de seu esquema de funcionamento. O planejamento organizacional deverá estar voltado para os seguintes objetivos: • Identificar as tarefas físicas e mentais que precisam ser desempenhadas.