resumo
Tendo em vista que atuariais é uma Ciência das Técnicas especificas de analises de riscos e expectativas, principalmente da administração de seguros e fundos de pensão. Realizando as etapas deste trabalho da disciplina de Noções de atividades atuariais, os acadêmicos de Ciências Contábeis terão que estar bastante atentos para os mais diferente situações de seguro, cosseguro, resseguro, retrocessão, fraude e a respeito de Plano Previdência privada, uma vez existe diferentes necessidades, vez pessoa física vez pessoa jurídica e ainda vida Gerador de Beneficio Livre (VGBL) e PlanoGerador de Beneficio Livre (PGBL), e vivendo num pais emergente que as pessoas vem cada vez mas utilizando esta pratica.
Assim sendo com os conhecimentos adquiridos neste trabalho os acadêmicos futuros profissionais de Contabilidade estarão em condições de oferecer aos clientes um atendimento de qualidade e contribuindo na tomada de decisão em relação a estar contratando um tipo de seguro, e mesmo nos encaminhamentos para a previdência social.
Após a leitura dos capítulos 8 e 9 do livro texto da disciplina e pesquisa em outros saites foi realizado debates entre os componentes do grupo, chegando às seguintes respostas.
1°. Como surgiu o Seguro no Brasil?
O seguro no Brasil com a vinda da Família Real em 1808, com a abertura dos portos ao comercio internacional, e o inicio da navegação intensiva com todos os países, sendo a primeira empresa de seguro no Brasil, a companhia de Seguro Boa-Fé, cujas normas se regulavam pela Casa de Seguro de Lisboa e, também na Bahia, centro da navegação marítima da época.
Ate em 1822, ano da Independência só se desenvolveu aqui o seguro marítimo. Sendo que em 1855 foi promulgado o Código Comercial, que regulamentou as operações de seguro marítimo, proibindo o seguro a vida de pessoas livres. Com o progresso decorrente, fundaram-se novas empresas, que então passaram a se dedicar a outros ramos de seguro, como de incêndio e o de mortalidade de