Resumo
A)Nativa: são áreas formadas por forragens do continente americano que ocorrem de forma espontânea, como o pampa gaúcho, pantanal e diversas regiões de cerrado. EX: capins pojuca, grama batatais, capim Ramires, capim canarana
B)Naturalizada: são pastagens de forrageiras, oriundas geralmente do continente africano, introduzidas a mais de 250 anos e que ocorrem espontaneamente. EX: capim colonião, Jaraguá, gordura, angola.
C)Melhorada: formada por forrageiras oriundas de outros continentes, introduzidas a cerca de 100 anos e podem ocorrer de forma espontânea. EX: temos capim elefante, brachiaria, brachiarão, quicuio da Amazônia, tifton 85, coast-cross.
2)Caracteristicas Bromatologicas: Pastagens constituem-se na mais abundante e econômica fonte de nutrientes para os ruminantes; *Avaliar as vantagens de cada espécie vegetal.
3)As estratégias empregadas pelas plantas para sobreviver têm influência no seu valor nutritivo: *Planta armazena substâncias durante seu crescimento vegetativo para serem utilizadas em períodos de frio ou de seca e para rebrotar após um corte, pastejo etc. (São substâncias altamente digestíveis). *Planta sintetiza compostos como lignina, cutina, fenóis, terpenóides e alcalóides para conferir-lhe resistência ao vento, doenças e desfolhação (são de baixo valor nutritivo).
4)Quantificar os níveis nutricionais: *PB: Proteína Bruta; *Energia: NDT%(Nutrientes Digestíveis Totais), Energia liquida(Kcal); *Minerais: (Macro e Microminerais); *Vitaminas: (Lipo e hidrossoluveis).
5) Analisar os componentes da Fibra Bruta: *Celulose; *Hemicelulose; *Xilases; *Lignina; *Pentoses; *E outros componentes associados com os carboidratos fibrosos.
6) O termo “manejo da pastagem” refere-se ao conjunto de práticas que permitem maximizar o crescimento da planta forrageira e o consumo da pastagem pelo animal, além de elevar a qualidade da forragem ofertada, estimular o máximo crescimento na rebrota, reduzir o efeito da estacionalidade de