IHC Atividade 04
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
O HOMEM
ATIVIDADE 4
Prof.º Sergio Moraes
Disciplina: Interação Humano-Computador
0030481323019 Juliana Negreiros
Sorocaba
Março/2015
Fatores Humanos e Ergonomia Um fator humano pode ser definido como “uma propriedade física ou cognitiva de um comportamento individual ou social específico para os seres humanos, que podem influenciar o funcionamento de sistemas tecnológicos”(PINHEIRO, Ricardo. Fatores Humanos e Ergonômicos. Em: <http://lcmtreinamento.com.br/fatores-humanos-e-ergonomicos>. Acesso em: 19 de março de 2015) e a ergonomia pode ser definida como uma disciplina focada em entender as interações entre seres humanos e os elementos de um sistema e aperfeiçoar o bem-estar humano e o desempenho do programa. Os domínios da ergonomia são:
1. Ergonomia Física: se preocupa com a anatomia humana e as respostas do corpo humano perante alguns fatores. Exemplos: manipulação de equipamentos com repetição de movimentos, postura, iluminação, ventilação, umidade, etc.
2. Ergonomia Cognitiva: trata dos processos mentais e como essas características podem afetar a relação do homem e os elementos do sistema. Exemplos: coordenação motora, capacidade de percepção, raciocínio, stress de trabalho, etc.
3. Ergonomia Organizacional: refere-se às políticas e processos resultantes da junção da ergonomia física e cognitiva no aprimoramento dos sistemas sócio- técnicos. Exemplos: teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, programação, gestão de recursos, gestão da qualidade, etc.
4. Ergonomia Ambiental: trata da interação humana com o ambiente. Exemplos: clima, temperatura, pressão, etc.
Aspectos Mentais e Engenharia Cognitiva Basicamente a Engenharia Cognitiva é uma ferramenta que o designer utiliza para projetar sistemas da forma mais próxima ao pensamento do usuário e da forma como o mesmo vai utilizar o sistema. O designer vai observar quais