3 Aula Adm Estrat Gica Do Risco De Cr Dito
1329 palavras
6 páginas
CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRADISCIPLINA: Análise de Crédito em Condições de Riscos
Turmas: 3 e 4NA
3ª AULA: (25/08/2014) - POLÍTICAS DE CRÉDITO
1. Concessão de crédito como instrumento de marketing e vendas
A concessão de crédito, nos últimos anos, tem sido um dos principais componentes do crescimento do padrão de vida dos consumidores e do lucro das empresas (SCHERR, 1989 apud SOUSA E CHAIA, 2000). Isso acontece porque o crédito representa um fator de alavancagem da capacidade de gastos de indivíduos e empresas, o que, em última instância gera efeito multiplicador na produção e na renda da economia.
Paiva (1997) apud BUENO (1997) diz que na gestão financeira de créditos, emprestar visando apenas ao máximo lucro, mas não receber, pode inviabilizar a empresa. Mas, o inverso, ou seja, a excessiva preocupação com a segurança reduz margens de lucro, diminuindo a rentabilidade, e pode dificultar a geração de recursos para satisfazer os custos e, da mesma forma, fragilizar a instituição. As estratégias de preço e condições de crédito sugeridas pela área de marketing sempre devem ser revistas antecipadamente pelo analista de crédito, para que não haja um alto nível de inadimplência, o que, se ocorrer, pode tornar a empresa insolvente. Para que o processo decisório leve a melhor opção é necessário conhecimento sobre o que está sendo decidido, o método para tomar a decisão e o uso de instrumentos e técnicas que auxiliam o administrador.
Blatt (1999) afirma que os “Cs” do crédito fornecem uma visão da complexidade que uma avaliação de crédito pode assumir. Tal complexidade freqüentemente implica um grau de subjetividade elevado no que tange a decisão propriamente dita. Os “Cs” citados por Blatt (1999) são divididos em:
a) Os “5 Cs” tradicionais do crédito: caráter, capacidade, capital, colateral e condições.
b) Os “Cs” modernos do crédito: consistência, comunicação e controle.
c) Os três novos “Cs” do