Processo Industrial De Produ O De Celulose
Alfredo Muachia
Maria Lemos
Resumo
O Processo de fabricação de celulose começa com um "cozido" de lascas de árvores. A principal matéria-prima para a produção de celulose é a madeira (eucalipto). Nas fábricas, após serem cortadas, elas passam por um descascador e picador, de onde saem na forma de pequenos cavacos (lascas).Num digestor, os cavacos são cozidos (mantido a temperatura máxima em torno de 170º C sob pressão por cerca de 3 horas) dentro de um líquido composto por água e alguns agentes químicos, como sulfitos. O resultado desse cozimento é a polpa. A polpa passa por um processo de lavagem, em tanques e centrífugas, onde são extraídos os cavacos insolúveis e outras impurezas. Depois, ela é deixada em repouso noutros tanques, o branqueamento, para separar a celulose de outros resíduos.
Os restos não aproveitados de madeira são queimados em caldeiras e transformados em energia elétrica em turbogeradores a vapor. A energia gerada aqui alimenta o próprio processo de fabricação. A polpa de celulose, ainda com alto teor de água, é lavada seguida de secagem num evaporador.
Introdução
A termodinâmica é aplicada na análise macroscópica de sistemas em equilíbrio, com vista a optimizar processos para a produção de trabalho a partir de outras formas de energia.5 Em química, a termodinâmica, prevê a possibilidade da ocorrência e o comportamento (espontaneidade e reversibilidade) de uma reacção a partir das suas propriedades.
A produção de celulose apresenta interessantes perspectivas para a produção combinada de energia elétrica e calor útil, tendo em vista a demanda de eletricidade e vapor de baixa/média pressão e a disponibilidade de combustíveis residuais de processo, como o licor negro e as cascas e resíduos de biomassa.2
Metodologia
A produção de celulose passa pelas etapas de descortificação e picagem, cozimento, lavagem, evaporação, separação, caustificação, branqueamento e secagem. Durante o processo, os