Projeto de Estação de Tratamento de Efluentes de uma Indústria de Papel e Celulose
Centro de Tecnologia e Geociências
Departamento de Engenharia Química
Curso de Química Industrial
Projeto de Estação de Tratamento de Efluentes de uma Indústria de Papel e Celulose
Disciplina: Controle Ambiental
Professor: Silvana Calado
Equipe: Aline Maíra Vanessa Lima
Recife, abril de 2013
Capítulo 1- INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL
1-CENÁRIO NACIONAL ATUAL
Segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel (BRACELPA) (2011), o Brasil é um grande produtor de papel e celulose. Tem notoriedade mundial por produzir e abastecer os mercados com significativas quantidades de papel de embalagem, papéis de imprimir, escrever e papel cartão. Na última década, o país aumentou sua produção em 36,1%, com crescimento médio de 3,1% ao ano, seguindo as mudanças na economia brasileira. O desenvolvimento socioeconômico e o aumento de renda da população, com a inserção de novos consumidores no mercado, resultaram em mais demanda por livros, cadernos, jornais e revistas, embalagens para alimentos, remédios e itens de higiene pessoal. Com 14,1 milhões de toneladas, o Brasil se consolidou como o 4º produtor mundial de celulose, distanciando-se da Suécia, que ficou na 5ª colocação, com 11,8 milhões de toneladas. Este é um dos resultados do Ranking Mundial dos principais produtores de celulose e papel em 2011. Em relação à produção de papel, embora tenha crescido 4,4% na comparação com 2009/2010, chegando a 9,8 milhões de toneladas, o país perdeu uma posição, ficando em 10º lugar.
2-PROCESSO PRODUTIVO
As etapas de fabricação de papel estão descritas abaixo conforme Ali e Sreekrishnan, 2001 e Santos et al., 2001, e os constituintes dos respectivos efluentes gerados estão apresentados na Figura 1, de acordo com Pokhrel e Viraraghavan, 2004:
Preparo da madeira: As toras de eucalipto e pinus são descascadas e lavadas. Em seguida, a madeira é picada produzindo cavacos de