CARACTERIZA O DOS EFLUENTES E TRATAMENTOS CENIBRA
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
CARACTERIZAÇÃO DOS EFLUENTES E TRATAMENTOS
UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO DE PAPEL E CELULOSE DA
CENIBRA
CURSO: Engenharia Ambiental e Sanitária
Professor PA: Margarete Aparecida Pereira
Co-orientadores: Juliana Capanema, Elaine Cristina Campos, Paula Márcia Brasil e Paulo Ricardo
Alunos: Andrezza Lopes, Emmiline Costa, Erickson Almeida, Kelly Soares, Maísa Braga, Matheus
Oliveira, Nayara Gurgel, Paloma Gerber e Rafael Calazans.
Resumo - Devido ao grande crescimento das atividades industriais, os impactos ambientais têm se tornado cada vez mais pautados no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável.
Os impactos negativos no processo de fabricação de papel e celulose podem ser severos se os efluentes gerados não forem corretamente tratados e monitorados continuamente. Portanto fazse necessário a correta caracterização dos efluentes gerados e dos tratamentos utilizados para que o processo produtivo seja satisfatório no âmbito social, econômico e ambiental.
Introdução
Nas últimas décadas, os problemas ambientais têm se tornado cada vez mais críticos e frequentes, principalmente devido ao grande crescimento populacional e ao aumento da atividade industrial, dentre vários problemas ambientais, a contaminação das águas tem sido uma das grandes problemáticas atuais, podendo atingir dimensões catastróficas. As atividades industriais geram resíduos sólidos e resíduos líquidos, que também podem ser definidos como efluentes líquidos ou efluentes industriais. O tratamento dos efluentes líquidos implica em muitos benefícios, tais como, redução de poluentes, minimização de multas ambientais, atendimento a legislação ambiental, melhor imagem da indústria e contribuição com a saúde pública.
O correto tratamento das águas industriais é de suma importância, devido a geração de efluente ser inerente a maioria dos processos industriais, neste caso, o processo industrial é o de produção de papel e celulose.