Resumo
Maneiras como se pode estudar a filosofia (análise de textos, análise de genealogias, discutir temas diferentes de maneiras diferentes).
Relembrar Antígona / Édipo.
Na genealogia reconhecendo que o nosso aparato do presente decorre de uma longa construção de mais de 2000 anos e que os conceitos ao logo do tempo vão mudar.
Exemplo o conceito de liberdade:
Liberdade para os antigos – exercer o poder na esfera pública
Liberdade para os modernos - esfera privada
Para que se tenha certa concepção da moralidade é necessário que se descreva o ser humano de algum modo, toda a moralidade só pode ser uma moralidade conforme a natureza humana
Nós somos mortais porque nós somos mortais nós podemos repudiar moralmente o assassinato, nós não conseguimos ler o pensamento humano nos não conseguimos ler o pensamento alheio; nós unimos quilo que é dito pelas pessoas, mas nós não sabemos o que as pessoas pensam.
São exemplos mais evidentes da maneira como o ser humano é que faz e a moralidade seja uma. Mas durante muito tempo se tenta dizer que dado que o ser humano é de certo modo então a moralidade que se segue é desse jeito.
Essa descrição metafísica ou ontológica do ser humano é tida pelos filósofos como a melhor descrição - Por que o ser humano é assim, assim é o conceito de moralidade.
Concepções de moralidade decorrem de certas concepções do ser humano.
Preconceito moral – uma certa moralidade decorre de uma descrição ontológica ou metafísica do ser humano, dado que o ser humano é de um certo modo, então o ser humano é.
Kant – dirá que o ser humano é um ser racional finito
Aristóteles - dirá que o ser humano é um animal racional
Nietzsche- dirá que o ser humano é uma mistura entre razão e instinto com predominância do instinto mesmo que aparentemente predomine a razão.
Ser fundamentalmente instintivo, mas usa a