AS CRUZADAS
Série: 2ª EM
Turno: Manhã
TRABALHO DE ENS. RELIGIOSO
COLOMBO
2014
TRABALHO DE ENS. RELIGIOSO
Trabalho trimestral da disciplina de Ens. Religioso, ao qual deverá ser atribuída a nota total referente ao segundo trimestre.
Orientador: Claudinei
COLOMBO
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1) A HISTÓRIA DAS CRUZADAS 5
2) O CONTEXTO HISTÓRICO 7
3) AS CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA 8
4) A IMPORTÂNCIA DA GUERRA PARA A RELIGIÃO 9
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Este trabalho, cujo tema é: “Guerra Santa: A História das Cruzadas”, tem como objetivos principais resumir a história da guerra, contextualizar os acontecimentos e os fatores que levaram ao seu surgimento, evidenciar as consequências advindas do conflito e explicar sua importância histórica para a religião.
1) A HISTÓRIA DAS CRUZADAS
As Cruzadas foram as famosas expedições realizadas sob o comando da Igreja Católica, cujos objetivos eram recuperar Jerusalém e reunificar o cristianismo.
Muito antes do inicio da Guerra Santa, desde a expansão islâmica, os árabes vinham dominando as terras da sagrada cidade de Jerusalém. Porém, no final do século XI, a região havia sido tomada pelos turcos seldjúcidas que eram muito mais intolerantes e não tinham a mesma postura flexível dos árabes, chegando a perseguir e assassinar muitos dos peregrinos que visitavam o local. Outro motivo foi o fato de que a Igreja perdeu sua homogenia religiosa quando o Cisma do Oriente (1054) dividiu a autoridade do mundo cristão entre o papa de Roma e o patriarca de Constantinopla, fundador da chamada Igreja Ortodoxa Grega. Além disso, vários monarcas bizantinos se mostravam inclinados a restabelecer a unidade da Igreja sob o domínio de Roma, caso o papa os auxiliasse com o processo de expulsão dos turcos seldjúcidas de seus domínios.
Foi