Resumo
O conceito de Sustentabilidade se baseia em promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a depredar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas, de fauna ou flora dele dependem para existir. Pode parecer difícil de ser desenvolvido e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra além, do marketing por trás de um bem ou serviço ecologicamente “correto”.
A sustentabilidade é um conceito extremamente importante e polemicamente discutido em todo mundo, alcançou tanta viabilidade que conceitos extras surgiram dela, como por exemplo, a Sustentabilidade empresarial que nada mais é que: Um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.
Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.
Enfim, apartir do conceito de sustentabilidade a responsabilidade socio empresarial e a responsabilidade ambiental ganharam força e seriedade, ou seja, a partir de