Introdução a engenharia de produção , ciclo de vida do produto
1º slide: INTRODUÇÃO
- Idade Antiga: a introdução nos diz: atividade de projetar produtos e produzi-los é bastante antiga. Os romanos e chineses já produziam artesanalmente, utensílios domésticos e equipamento para guerra em grande escala. Havia divisão de tarefas, de acordo com as habilidades individuais dos artesãos. Assim, os produtos não possuíam padronização e uniformização.
Com a Revolução Industrial houve uma mudança no design dos produtos, que adquiriram características diferentes na medida do surgimento das novas maquinas. Essas maquinas possibilitaram a produção de peças padronizadas e em larga escala. Houve o surgimento das praticas consagradas de projetos, que padronizaram solução de determinados problemas, além, das enciclopédias ilustradas de mecanismos, onde se encontrava diversos mecanismos para cada função básica do produto.
2º slide:
- Pós-revolução industrial: até então a concepção de um produto passava diretamente da mente do artesão para a matéria-prima, sem a representação do produto em desenho. Porém com o surgimento dos princípios da administração cient. de Taylor, rompeu-se o elo que ligava design e manufatura, separando a concepção da execução. Foi aqui que surgiu o desenho técnico como forma de representação detalhada do produto. Esse modelo funcionou bem enquanto o cenário mundial da manufatura era constituído de produtos padronizados e com pequena variedade.
- Idade Moderna: houve uma mudança no modo de produção, pois o mercado passou a demandar produtos diversificados e com menor escala produtiva. Isto aumentou o lançamento de novos produtos, a ampliação das opções de produtos customizados e um esforço concentrado na melhoria da qualidade.
3º slide:
- Industria atual: atualmente temos um ambiente industrial globalizado, em que os produtos são projetados simultaneamente em mais de um pais ou projetados em um pais e fabricado em outro. Revelando a necessidade de um mão de obra