resumo
Acadêmica: Bruna Teodoro de Almeida
Resenha sobre o artigo:
Comparação da porcentagem de gordura em Escolares de 6 a 8 anos pelos métodos de Perimetria e Dobras Cutâneas.
A obesidade infantil vem crescendo gradativamente em grande parte da população infantil nos dias de hoje e é um dos problemas de saúde pública mais graves do século XXI, esta relacionada a uma serie de fatores como hábitos alimentares e atividade física, além de fatores biológicos, comportamentais e psicológicos. Crianças obesas tendem a desenvolver vários problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas entre outros. Muita gente confundi obesidade com excesso de peso; sendo que a obesidade é a condição da gordura demasiada seja geral ou localizada e o excesso de peso é um estado em que a massa corporal vai além de um padrão baseado na estrutura do individuo. É mensurado a porcentagem de gordura corporal para ver se a pessoa esta com excesso de peso.
Trabalhando isso nas escolas infantis o mais rápido possível teremos um resultado para que se possa reduzir de forma precoce essa problemática. Então esse artigo vem mostrar dois métodos: Perimetria( método barato e aplicado à população adulta,usando apenas de uma fita métrica ) e Dobras Cutaneas ( método mais caro, aplicado a crianças dependendo de um compasso). Foi feito um estudo para verificar se há semelhanças no resultado das medidas de porcentagem de gordura de 6 a 8 anos. A causa desse estudo é de fato de as crianças pertencentes a rede pública de ensino necessitarem de um acompanhamento à mais por parte dos profissionais de educação física, pois até os recursos disponíveis nas escolas públicas são escasos, assim não tendo técnicos mais atualizados.
O resultado destes dois métodos tem diferenças significativas nos resultado da porcentagem de gordura em meninos e meninas, através dos dois métodos utilizados, percebeu-se que os meninos apresentaram uma maior porcentagem de gordura que os