Resumo
Tentou convencer e chantagear Jim, oferecendo-lhe bastante dinheiro. O rapaz não aceitou. O capitão ficava cada vez mais agitado e por fim o rapaz deu-lhe uma caneca de rum, que ele bebeu de uma só vez dizendo que já se sentia melhor.
Em seguida, perguntou ao rapaz quanto tempo iria estar de cama e Jim respondeu que o médico dissera uma semana. Protestou dizendo que se continuasse ali, os marinheiros lhe metiam uma marca negra e que já deviam andar à sua procura, para se apoderarem do que era dos outros. Ele havia de enganá-los novamente.
Tentava levantar-se mas não tinha forças para isso. Perguntou ao Jim se tinha visto o Cão Negro, pois ele era um grande patife assim como os que o mandavam. Disse-lhe que caso não pudesse sair dali de jeito nenhum e lhe entregassem a marca negra, o que eles queriam era a sua velha arca. Então que chamasse o médico para apanharem ali na hospedaria toda a tripulação que ainda restava do velho Flint. Contou-lhe que era o seu imediato e o único que sabia o sítio porque Flint lho revelou quando estava a morrer. Recomendou que não contasse o segredo a ninguém. Jim perguntou o que era isso e ele respondeu-lhe que era uma intimação. Começou a divagar, Jim deu-lhe o remédio e ele adormeceu.
O pai de Jim estava doente e morreu nessa mesma noite. Na manhã seguinte, o capitão desceu à sala, comeu e bebeu rum. Bebia em exagero, ficando muito bêbedo e cada vez mais debilitado e violento.
Certo dia, Jim viu aproximar-se da estalagem um cego, coberto por um velho capote de marinheiro. Este perguntou-lhe onde