resumo
Medidas alternativas como compostagem e reciclagem.
A COMCAP era um lixão a céu aberto, onde não havia nenhum tipo de impermeabilização do solo. Esse lixo foi simplesmente aterrado e até hoje continua soltando chorume contaminando o mangue da Itacorubi, a água e o solo.
A COMCAP tem um sistema de compostagem própria no Itacorubi, e uma horta. Esse composto é vendido ou doado para instituições como escolas e hospitais. O método de compostagem utilizado é o de termo compostagem.
O resíduo doméstico recolhido é faz transbordo no Itacorubi, onde é despejado nas caçambas de caminhões maiores (25 toneladas), e levado para o aterro sanitário de Biguaçu. Todo lixo que chega a COMCAP – ITACORUBI é pesado e novamente pesado ao chegar no aterro. Apenas 15% desse lixo é realmente rejeito, os outros 85% se dividem em recicláveis e orgânicos, que poderiam ser reutilizados, entretanto, por falta de educação ambiental, grave problema brasileiro, esse lixo é descartado sobrecarregando os aterros sanitários.
Destinação do lixo reciclável (coleta seletiva) centro de triagem da COMCAP– Associação de catadores que vendem para Fábricas de alumínio, plástico, papelão.
Uma grande dificuldade é o vidro, pois o custo da fabricação do vidro através da matéria prima é muito mais barato do que a reciclagem do mesmo.
Outro item é o isopor, no qual falta tecnologia para reciclar esse material.
Há coleta de óleo e pneus no Itacorubi.
Muita coisa útil é jogada no lixo, O Museu do Lixo, é um grande exemplo desta realidade. Tem de tudo, máquinas fotográficas, computadores, videogames, quadros, discos, livros, eletrodomésticos, muita coisa que foi simplesmente jogada no lixo.
Reflexão: A sociedade moderna tem que estar sempre se atualizando, comprando o celular top de linha, o tênis da hora, a televisão nova, enfim, um consumo desproporcional que está gerando acúmulo de lixo na superfície terrestre. Antigamente os equipamentos eram feitos para durar