Design textile
Escopo: As atividades a seguir foram propostas com a finalidade de aprendermos técnicas básicas da costura – pences, franzidos e prega. Designando também a observação do comportamento dos tecidos com os respectivos exercícios.
Exercício 1 –
Detalhamento da construção – Três técnicas com a finalidade de análise de cada tecido desenvolvendo pences, franzimento e dois tipos de pregas. Foram usados quatro tecidos diferentes – meia malha de algodão, viscose (seda javanesa), sarja de algodão e malha canelada – que foram presos no busto criando uma saia reta. Em seguida foram feitas dois tipos de pregas com densidades diferentes – a primeira uma próxima da outra, e a segunda com mais espaço entre as mesmas. Analisando os diferentes resultados indicados devido a diferença de texturas e composições dos tecidos, quanto menos estruturado e rígido era o tecido, a saia tinha um melhor caimento e as pregas ficavam menos visíveis.
Ensaio 1 – Meia Malha de Algodão
Materiais Utilizados
Nome técnico: Malha
Nome Comercial: Meia Malha de Algodão
Composição: 50% algodão; 50% poliéster Construção
Pence: Eu considerei de difícil manuseio pelo fato de ser um tecido mais pesado. Tem um bom caimento, porém, em minha opinião, ficaria melhor como blusa ou casaquinho. Franzido: Eu considerei de facilidade mediana manusear o tecido. Como o tecido é pesado ficou com um bom caimento e consequentemente o franzido ficou bem aparente.
Prega: Para esse tipo de construção foram propostas dois tipos de prega no mesmo tecido, a macho e a fêmea. Eu considerei de fácil manuseio com um bom caimento. As pregas ficaram bem visíveis nesse tecido.
Seda Javanesa
Materiais Utilizados
Nome Técnico: Viscose
Nome Comercial: Seda Javanesa
Composição: 100% viscose
Construção
Pence: Por ser um tecido bem estruturado e leve, eu considerei de fácil manuseio. A pence ficou