Resumo
Para isso foi utilizado a teoria de Close , visando caracterização dos tipos mais frequentes de avaliação utilizados em ensino superior. O artigo divide-se em quatro partes.
Na primeira parte as autoras abordam o fato de que diariamente há situações em que requer o uso da leitura. A leitura esta presentes no cotidiano das pessoas e que apesar de que pareça comum a realização da literatura , essa tarefa não e tão simples. A literatura e sinônimo de decifrar os signos do alfabeto, juntar palavras e sentenças tais tipo de literatura e o que faz o mínimo de comunicação entre pessoas. Atualmente há pouco pesquisas sobre a leitura o que leva a uma pequena produção sobre o tema , o Brasil também se encontra nesse quadro sobre pouca pesquisas nessa área. Quanto ao crescimento de pesquisas nessa área , não deve medir esforços para ampliar o conhecimento sobre o assunto, pois a leitura representa um grande passo para aquisição do conhecimento. Evidencias apontam que diversos alunos saem do ensino fundamental e médio sem essa habilidade, nesse contexto as universidades tem o dever de proporcionar aos estudantes os conhecimentos nessas áreas . As autoras citam Centofanti, Ferreira e Del tedesco (1997) que dizem que :” As Universidades deveriam dar mais importância para a leitura fazendo o professor universitário co – responsável pela tarefa de orientar seus alunos no aperfeiçoamento dessa habilidade.
A seguir as autoras abordam “ A avaliação da aprendizagem e suas implicações no ensino superior “, aonde que a função da avaliação e aperfeiçoar métodos , estratégias e matérias visando o aprimoramento da aprendizagem do aluno e a melhora do ensino do professor . Citando Franco (1997) que considera que o processo