Espaços Geograficos
Matéria: Geografia
Série: 8ª Série
Espaços Geográficos do Brasil
Veranópolis, 7 de Novembro de 2013
Sul
Floresta de Araucária Clima: O clima que favorece a existência desta floresta é o subtropical predominante no Rio Grande do Sul. Clima subtropical e caracterizado por: Invernos rigorosos e verões quentes, fazendo com que as araucárias produzam uma cobertura vegetal.
Vegetação: Apresenta em sua composição florísticas espécies de lauráceas (Louro), como a imbuia, sassafrás, diversas espécies de canela, erva-mate e a caúna. Também existem diversas espécies de leguminosas (como o jacarandá, caviúna e monjoleiro) e mirtáceas (como sete-capotes, guabiroba e pitanga).
Fauna: Um dos mais ricos em biodiversidade, com indivíduos raros, endêmicos, espécies migratórias, e animais em extinção. Exemplo a onça-pintada, a jaguatirica, o mono carvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, sagüis, a preguiça-de-coleira, o caxinguelê e o tamanduá. Dentre as aves destacam-se o jacu, o macuco, a jacutinga, o tié-sangue, a araponga, o sanhaço, o beija-flor, o tucano e etc.
Solo: A araucária tem preferência por lençóis freáticos menos profundos.
Relevo: A floresta de araucárias se localiza em sua maior parte em partes mais elevadas.
Centro-Oeste
Cerrado Clima: Predominantemente Tropical sazonal, com duas estações bem definidas, uma chuvosa entre maio e setembro, e outra seca entre outubro e abril. Vegetação: Raízes profundas, cascas e folhas grossas e rugosas, árvores retorcidas, com troncos tortuosos, espécies do tipo tropófilas e caducifólias. Fauna: Quanto à fauna, o Cerrado é o tipo de savana mais rico em biodiversidade do planeta, com mais de 4400 espécies endêmicas. Espécies mais comuns de vertebrados: lagarto teiú, cachorro-do-mato, ema, araras, tamanduá- bandeira, anta e lobo-guará. Destaca-se principalmente o grupo