RESUMO
Trabalho acadêmico que trata de um tema relevante no campo da Administração de Empresas, o homem como foco de estudo, descrevendo seus aspectos mais importantes para a compreensão dos mesmos dentro da organização. Explicitaremos sobre os três tipos de homens “homem operacional, reativo e parentético” tirado do artigo Modelos de Homem e as Teorias Administrativas, com foco nas definições de homem citado pelo mesmo dentro da visão das teorias da Administração. Relaciona cada tipo de homem com uma Teoria Administrativa que o explica e ao mesmo tempo estuda seu perfil para a organização. Faz um paralelo entre o Darwinismo Social e a sua aplicação dentro do campo da Administração. Ao tempo que, descreve sobre os principais pensamentos do grande filósofo Sócrates.
1 INTRODUÇÃO
A preocupação do homem com seu desenvolvimento pessoal e com técnicas de aperfeiçoamento do seu trabalho sempre existiram desde os primórdios da Administração. Durante todo esse período métodos e técnicas são testados e desenvolvidos, e nesse contexto este trabalho procura descrever um pouco do estudo apresentado por teóricos da época e trabalhar alguns aspectos do estudo do artigo “Modelos de Homens e Teoria Administrativa” juntamente com outros assuntos relacionados com o desenvolvimento do homem, algo muito relevante na minha vida pessoal, acadêmica e profissional, pois estudos como esse nos remota a pensar na evolução do homem e buscar cada vez mais o nosso desenvolvimento quanto ser, e em tudo que fizermos dentro ou fora de uma organização.
2 HOMEM OPERACIONAL
O artigo ora citado trás o conceito de homem operacional, no qual o trabalhador é visto como um ser passivo que deve ser programado por especialistas para atuar dentro da organização; uma concepção de treinamento como uma técnica destinada a “ajustar” o indivíduo aos imperativos da maximização da produção; a visão de que o homem é calculista, motivado por recompensas