Estetica e imagem pessoal
Quem pensa em se tornar um (a) esteticista precisa gostar de lidar com pessoas, já que o contato é muito próximo. Um estudo realizado com consumidores da área de estética, mostrou que 70% dos consumidores não retornam às clínicas por problemas de postura dos profissionais, tais como: não terem suas reclamações atendidas, pelo preço, falta de treinamento dos profissionais.
Alguns pontos são essenciais para o profissional de estética, como gostar do que faz, de gostar de lidar com pessoas, ser extrovertido, ter humildade, ser sempre positivo, satisfazer as necessidades dos clientes e principalmente cuidar da sua própria aparência. De preferência tomar um banho antes de ir para o trabalho, além de higiênico, é revigorante, ter as unhas sempres limpas e bem feitas, o cabelo sempre arrumado, hálito agradavel, dentes cuidados, roupas limpas e conservadas (de preferência claras), sapatos limpos e fechados, usar um crachá de identificação com nome em local visível pelo cliente. Se esses cuidados não forem seguidos, o cliente pode pensar: “Nossa, se ele(a) não cuida nem da própria aparência, como vai cuidar da minha?”
Um ponto importante que também temos que observar é a agilidade no atendimento, sem perder a qualidade do serviço, isso cria uma relação de respeito e mostra para o cliente, o quanto ele é importante para seu estabelecimento.
Não podemos estabelecer normas éticas para os outros se não a temos como princípios próprios para a condução da nossa vida. Muitas clínicas, em nome do lucro, vendem serviços e produtos “milagrosos” enganando clientes e comprometendo profissionais sérios.
A primeira impressão é a que fica, imagina se você chegasse em uma clínica de estética e o chão estivesse todo sujo, teias de