TEXTOS
CAMPUS FORTALEZA
H.323: Conceitos, Aplicações e integração com Asterisk
MARCOS ANTONES FREITAS DA SILVA
Outubro – 2013
Resumo
Desenvolvido pela International Telecommunication Union (ITU) e ratificado em 1996, o padrão H.323 foi originalmente criado para promover a compatibilidade de transmissões de videoconferência sobre redes IP, dotando de mecanismos de QoS às redes locais (LAN) que não tivessem as condições necessárias para transmitir som, vídeo e dados com qualidade. Apesar de alguma resistência inicial, é hoje considerado o padrão para este tipo de transmissões, bem como para a telefonia IP. O Asterisk é um software de PABX que usa o conceito de software livre (GPL), criado pela Digium Inc. e uma base de usuários em contínuo crescimento, funcionando em plataforma Linux e outras plataformas Unix com ou sem hardware conectando a rede pública de telefonia, RTPC (Rede de Telefonia Pública Comutada). O Asterisk permite conectividade em tempo real entre as redes RTPC e redes Voip. Neste trabalho serão apresentadas as características gerais do padrão H.323 e seus componentes essenciais. O trabalho propicia uma descrição clara do padrão H.323, permitindo comparações com outros protocolos, levando a uma convicção de suas vantagens no cenário atual.
1. INTRODUÇÃO
Este capítulo apresenta a justificativa e motivação do trabalho, apresentando os atuais problemas enfrentados, com o grande crescimento da rede da Internet, e os desafios relacionados a transmissão de voz, como a opção do padrão H.323 para utilização. Em seguida, são descritos os objetivos gerais, específicos e a metodologia utilizada.
1.1 Apresentação Geral do Problema
Com o avanço da tecnologia, popularização dos computadores e globalização, algumas aplicações antes só vistas em filmes passaram a ser de desejo de muitos. Dentre