Resumo - o texto na tv
Cap. 4 - TV por assinatura: O pioneirismo da Globo News
> USA, década de 50, a tv era a grande novidade, mas o sinal era fraco no interior. Vendedores de tv colocavam antenas próximas aos equipamentos, e as tvs funcionavam. Na casa dos clientes, a tv não pegava. Então, começaram a puxar cabos das antenas até a casa dos clientes. Era o nascimento da tv a cabo. Nos anos 70, com a expansão da tecnologia satélite, canais temáticos apareceram (previsão do tempo, bolsas de valor, eventos culturais..) Era o início da segmentação. Os canais abertos americanos (ABC, NBC e CBS) tinham 91% de audiência no início dos anos 70. Já no final dos 80, eram apenas 61%. Em 1998, os canais fechados ultrapassaram os abertos pela 1ª vez.
A CNN (Cable News Network) foi o primeiro canal de notícias 24 horas do mundo, uma emissora de tv especializada em jornalismo. Seu criador, Ted Turner, fundou-a em 1980, e em 85, fundou a CNNI ( I de International), para alcançar assinantes em todo mundo. Seu prestígio mundial se deu na cobertura ao vivo da guerra do golfo, na voz do jornalista Peter Arnett. Em 11 de setembro, a CNN foi a primeira a interromper a programação com breaking news sobre o que seria o maior atentado terrorista da história dos EUA.
No Brasil
> A tv a cabo chegou ao Brasil 10 anos depois da Argentina, e bem depois de Chile, Colômbia e Bolívia. Chegou em 1989, com o Canal + de Mathias Machline em São Paulo. Era uma coletânea de programas da CNN, ESPN, MTV e RAI. As empresas brasileiras que investiram inicialmente foram a Abril - criando a TVA, e a Globo (Globosat). Mais tarde, vieram a NETBrasil, que espalhou seus cabos pelas grandes capitais, e a SKY, tv via satélite por meio de parabólicas de 20 cm de diâmetro.
A GLOBO NEWS
> Em 15 de outubro de 1996, entrou no ar o canal Globo News, com seu programa Em Cima da Hora, atualizando notícias nacionais e internacionais a cada hora cheia. As 22:00, o Jornal das Dez é o primeiro e