Resenha de PATERNOSTRO, Vera Íris. O Texto na TV: Manual de telejornalismo
Centro de Comunicação e Expressão
Departamento de Jornalismo
Disciplina: Redação para TV
PATERNOSTRO, Vera Íris. O Texto na TV: Manual de telejornalismo. Colaboração de Eduardo Marotta. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006 – 2ª reimpressão.
Resenha
O Texto na TV: Manual de telejornalismo composto de 232 páginas, é um livro com uma linguagem de fácil compreensão para os estudantes de comunicação social que querem entender o telejornalismo nas questões históricas e ter uma orientação para o começo da vida profissional. Publicada pela Editora Campus/Elsevier, essa nova edição traz colaboração de Eduardo Marotta e possui alguns textos adicionais com dicas e entrevistas O manual é dividido em três partes. A primeira, com cinco capítulos, mostra um pouco da história da TV, curiosidades de como os meios de comunicação criam revoluções na humanidade e exemplifica uma nova revolução com o advento da internet e da TV interativa na mídia brasileiro. A segunda parte, composta por onze capítulos, aborda noções de texto, algo como o que deve-se e o que não se deve fazer na redação para TV e explica dúvidas sobre os scripts e palavras que devem ser utilizadas no mesmo. Já na última parte, em capítulo único, é apresentado um dicionário dos termos técnicos e próprios do jornalismo, que são muito úteis para os aspirantes à área.
Parte I – Como entender a TV: noções de história e tecnologia
No primeiro capítulo, a autora escreve de maneira cronológica, quase como em um livro de história, sobre as invenções que levaram à invenção da televisão. Ela também mostra como certas invenções como a escrita, a imprensa e o telégrafo geravam revoluções, mudando conceitos e hábitos das pessoas. A autora também traz nessa segunda reimpressão um tema atual: a internet e a televisão interativa digital. Ela discorre sobre como essa tecnologia leva ao homem a se adaptar, criando novas formas de captar informações e transmiti-las. No capítulo 2,