resumo o signo
Resenha informativa
O livro trata acerca dos signos abordando seus atributos, funções, mostrando seus conceitos e suas várias faces e como o signo interfere na comunicação humana. Demostrando diferentes posições de vários autores, tendo como pioneiro Ferdinand Saussure. Demostrando a importância de sua discussão dentro do campo da linguística.
O signo está organizado em oito capítulos sendo que estes estão distribuídos com os seguintes assuntos: Primeiro: Signo, Veículos de variedade; Segundo: Signo, veículos de significado; Terceiro: Algumas características do signo; Quarto: As funções da linguagem; Quinto: As classificações do signo; Sexto: Os símbolos. Cada um com uma base de oitoa dezenove folhas por capitulo mantendo um nível médio de tamanho. Não se esquecendo do sétimo: Vocabulário critico; e oitavo: Bibliografia.
O autor inicia sua discussão tratando acerca da comunicação existente entre os animais, que pode acontecer através da troca de sons, substâncias químicas ou posturas corporais. A capacidade de comunicação porestar relacionada a sobrevivência, é de alguma forma incorporada ao acervo genético do organismo, assim pode-se dizer que a comunicação é fruto de um aprendizado da espécie e que cada indivíduo já nasce dotado dessa capacidade. No entanto nós seres humanos temos a comunicação verbal, a capacidade dessa comunicação dependera do desenvolvimento de um instrumento chamado linguagem verbal e um dispositivo chamado dupla articulação, que possibilita a capacidade do homem transmitir mensagens ilimitada.
A dupla articulação divide-se em: primeira articulação os monemas caracterizada por uma sequência de unidade de forma vocal e sentido e a segunda articulação os fonemas caracterizados por serem unidades sem significado que se diferenciam no sistema sonoro de uma língua. E para ajudar nessas discussões, Prúto denominou de semas os enunciados linguístico, de signos as unidades