Resumo O que é e como se faz
O que é e como se faz
Resumo é a palavra que define um texto breve, onde encontramos informações menos detalhadas de um texto maior, sem, no entanto, perder a essência da informação. Após a leitura de um bom resumo, o leitor passa a entender de maneira geral e ao mesmo tempo de forma clara, o que estava sendo abordado no texto. A partir daí, definimos algumas características de um bom resumo, como:
Breve – Conter apenas as ideias principais. As informações detalhadas não serão incluídas no resumo, elas fazem parte do texto principal.
Claro – Exprime as ideias de forma objetiva, sem alterar a opinião do escritor, mas que faça qualquer pessoa que ler entender do que se trata o texto principal.
Pessoal – Mostra-se a opinião do escritor, porém com as nossas próprias palavras. Num resumo não mostramos nossa própria opinião.
Para se elaborar o resumo devemos seguir algumas orientações para que este tenha as características descritas acima, tais como:
1. Ler o texto na sua íntegra para entender bem do que ele trata sublinhando as partes mais importantes de cada parágrafo.
2. Escrever as ideias principais de cada parágrafo de forma simples.
3. Começar a fazer o resumo a partir das frases que escrevemos de cada parágrafo (importante destacar que essas frases devem ser de autoria pessoal, sem copiar palavras já descritas no texto).
Para concluir, é sempre importante ler novamente tudo que foi escrito, para que não haja nenhum tipo de erro quanto à ortografia ou aos pensamentos do escritor no texto principal que foram expressos no resumo, melhorar a linguagem do resumo e perguntar a nós mesmos se o trabalho elaborado atende as seguintes questões: O resumo contém as ideias principais? A ideia do autor foi respeitada? Utiliza linguagem pessoal? Não há frases desnecessárias?
Desta forma podemos elaborar textos que vão mostrar de forma simples e clara tudo o que o texto principal queria dizer, além de ser uma boa ferramenta para estudos nos