Resumo do Livro Como se faz uma tese
O livro: “Como se faz uma tese”, como o próprio nome já diz, é um manual para aqueles que buscam dicas e informações sobre as premissas da formulação de uma tese, desde a escolha do tema às conclusões. Partimos então do conceito de que uma tese é um trabalho feito no fim de determinado curso, cujo tema deve se relacionar com o ramo de estudo ao qual o estudante pretende formar-se, contendo entre cem e quatrocentas laudas. Os passos a serem seguidos são: a escolha do tema, pesquisa e arquivamento de material, redação e organização de todos os dados coletados e conclusão.
2 A ESCOLHA DO TEMA E DO TIPO DE ESTRUTURAÇÃO
O início do trabalho se dá através da escolha do tema, que pode ser antigo ou contemporâneo (é preciso estar ciente de que os requisitos de cientificidade podem aplicar-se a qualquer tipo de tema, por exemplo, pode-se muito bem fazer uma tese política observando todas as regras de cientificidade necessárias) e a estrutura da tese pode ser:
Panorâmica ou monográfica (quanto mais focado e restrito o tema menos chances temos de errar, e assim, trabalhamos com mais segurança);
Teórica ou Histórica (mais comuns nas ciências humanas, pois atacam temas geralmente abstratos);
Quando a escolha do tema for feita através de “sugestão” do orientador, o estudante deverá verificar se, ao aceitar um tema de tese, está se inserindo ou não num trabalho coletivo, e pensar se vale a pena fazê-lo.
Para que se tenha sucesso é necessário dispor de tempo, dedicação, pesquisar, ler e discutir intensamente, assim sendo, o tema escolhido e a disponibilidade de recursos agem como variáveis no tempo de conclusão da tese, que fica em torno de dois anos.
O estudo precisa debruçar-se sobre um objeto reconhecível e definido de tal maneira que seja reconhecível igualmente pelos outros, deve ser original, ou seja, dizer algo que ainda não tenha sido dito, ser útil aos demais e evitar a superficialidade. Além disso, deve fornecer dados (documentos, tabelas,