Resumo O que é a Casa
O autor Jorge Marão Carnielo Miguel no seu livro A Casa faz uma consideração sobre o que constitui uma casa, e para isso fala de o espaço público versus o privado, dos conceitos de casa e lar e discorre também sobre, a casa de cada um. O autor se baseia em anotações, publicações e depoimentos do arquiteto Rino Levi.
Primeiramente, referente ao espaço público e o espaço privado o autor destaca, entre outras coisas, que a principal idéia por trás do conceito casa, cabendo aqui lar, residência, morada, habitação, vivenda, é a de abrigo. A casa seria a expressão defensiva do individualismo frente a uma sociedade caracterizada pela tensão e pela agressividade. Pensando em casa versus cidade o conceito de abrigo fica ainda mais acentuado já que a cidade amplia todas as noções de anonimato, indiferença, reserva, solidão e medo. Em busca de ser considerado como individuo e não como integrante do pluralismo social o homem no seu espaço privado faz uso de suas particularidades de vida, o eu. O autor, adicionalmente, destaca que a família é a instituição básica do universo privado.
No discurso sobre as diferenças entre casa e lar, o autor ressalta que casa seria um edifício ou parte dele destinado à habitação humana. É um espaço/forma que busca estar adequada ao modo de vida de seus moradores e às características climáticas da paisagem onde se instala. A casa possui um valor econômico baseado em vários fatores entre eles localização, pode ser alugada ou vendida, é inerte, não estabelece valores de uso, convivência e entrosamento familiar. A palavra lar, remete a lareira, que faz do fogo um elemento que reúne ao seu redor todos os integrantes de um laço familiar, sendo, figurativamente, como um manto que e une todos num mesmo instante. O objeto construído é o plano físico no qual, pelo uso familiar, há trocas emotivas entre seus moradores que possam fazer dela um lar.
Na parte final do texto (A casa de cada um) o autor destaca que a partir do início do