Resumo de casa de bonecas
O primeiro ato nos situa na vida de Nora e Torvald Helmer- casal da classe média que já passou por algumas dificuldades financeiras mas que agora têm a chance de ficarem ricos, finalmente, pois Helmer conseguiu um emprego como diretor de um banco de investimento. Enquanto conversam sobre presentes para os filhos e o que vão fazer na ceia, chegam o Dr. Rank – amigo da família – e uma velha amiga de Nora, Cristina Linde. Cristina está em uma fase difícil da vida: perdeu o marido, sua mãe, não tem emprego e precisa se virar para se manter. Ao saber da nova condição de Torvald, ela pede ajuda para talvez conseguir um emprego no banco. Favores, favores.
Durante a conversa, fica claro que Nora é uma menina que adora as coisas boas da vida. Cristina reforça isso dizendo que é mais madura que Nora em muitas coisas, mas Nora rebate dizendo que salvou a vida do marido tomando uma decisão arriscada e que ninguém faria na mesma situação: quando o marido estava à beira da morte, o médico receitou uma temporada em um lugar quente. O casal escolheu a Itália mas a viagem custaria caro e eles não tinham os meios necessários.
Nora disse para Torvald que pediria o dinheiro para seu pai (que também estava à beira da morte) e tudo pareceu sair conforme o planejado. Só que Nora não pediu o dinheiro para o pai. Ela pediu emprestado de um antigo conhecido e falsificou a assinatura do pai na nota provisória (um crime gravíssimo na época).