Resumo do filme "O Milagre de Anne Sulivan"
O filme se inicia quando o médico examina um bebê aos seis meses de vida ele conforta os pais dizendo que a garotinha sobreviveria. Após a saída do doutor a mãe de Helen, percebe que sua filhinha que até então entendia tudo o que os pais falavam, é cega e surda e grita desesperadamente mostrando ao marido que ela não escutava seus gritos e nem olhava para eles.
Após alguns anos, os pais de Hellen, não sabendo lidar com a criança que exigia um cuidado especial, decidem contratar alguém que pudesse e soubesse cuidar da menina e ensiná-la algo, já que eles não era capazes. Então Anne Sullivan, uma jovem que passara por 9 cirurgias porque havia problema nos olhos, chegando a ficar quase cega por causa da sensibilidade a qualquer tipo de luz, aceita a proposta de ter a experiência como professora pela primeira vez e vai até a cidade de Tuscumbia. Quando chega na estação esperava que já fosse conhecer sua aluna, porém Anne estranha a ausência da menina e segue para a casa da família.
Quando Anne chega no local, e logo vai conhecer sua aluna, a professora a presenteia com uma boneca soletrando a palavra (boneca) na língua de sinais, então Hellen tem o primeiro contato com a língua e repete a soletração. A jovem insiste em fazer a menina soletrar boneca esperando que ela fosse compreender que o aquilo que ela estava segurando significava aqueles sinais, toma a boneca na espectativa que ela a pedisse de volta, mas a garota impaciente não entende, e ao invéns de repetir os sinais pedindo a boneca, quer de volta e luta com a professora. No final da cena acaba soletrando boneca, a professora entrega o brinquedo, Hellen sai correndo e tranca Anne no quarto escondendo a chave.
Para tudo que Hellen fazia de errado ou certo, ela recebia uma recompensa, um abraço ou alguma comida, por isso era mimada e fazia o que queria, porque seus pais não sabiam controlá-la, dscipliná-la e sentiam pena da