Eletrotecnica
Engenharia Mecânica
São José dos Campos
2014
Sumário
1 – Objetivo
2 – Introdução
3 – Princípios de funcionamento do Motor DC
4 – Bibliografia
1 Objetivo
Elucidar o princípio de funcionamento do Motor DC, bem como demonstrar o mesmo através de duas citações de livros.
2 Introdução
Diferente do gerador de corrente continua que converte energia mecânica em elétrica, o motor de corrente continua (CC/DC), converte energia elétrica em mecânica. No mercado atual existem diversos motores elétricos que variam em sua forma e tamanho, cada um apropriadamente escolhido para sua tarefa.
3 Princípio de funcionamento do Motor DC
Para operar, a maquina é alimentada por um sistema elétrico de corrente contínua. E feito um acoplamento mecânico entre o eixo motor e o eixo da carga para que essa entre em rotação. (FLARYS, Francisco. Eletrotécnica Geral. 1ª edição 2006.)
Tendo como principal fonte de energia Pilhas e Baterias, os motores DC podem ser divididos em duas partes, uma estacionaria e a outra girante. A parte fixa é conhecida como estator, e a parte móvel é chamada rotor. (CAVALCANTE, P. J. Mendes. Fundamentos de eletrotécnica. 21ª Ed. Rio de Janeiro: 2001.)
O estator tem a função de gerar o campo magnético, no qual giram os condutores do rotor ou armadura. Nesta parte também encontramos também as escovas e os pólos. Se um condutor conduz corrente em um campo magnético, aparecerá, no condutor, uma força que pode impulsioná-lo.
4 Bibliografia e fontes de pesquisa
Motores Elétricos. Disponível em: www.feiradeciencias.com.br
FLARYS, Francisco. Eletrotécnica Geral. 1ª edição 2006.
CAVALCANTE, P. J. Mendes. Fundamentos de eletrotécnica. 21ª Ed.