Resumo o poder da autoestima
Com a nossa evolução criamos autoconceito, que nos momentos de dificuldades decidimos uma posição a partir do que somos capaz ou não de fazer dentro do autoconceito.
A autoestima influencia tudo na vida , de modo que se a autoestima for baixa a pessoa não será capaz de fazer coisas devido não acreditar na sua capacidade e com autoestima alta é natural conseguir atingir seus objetivos e limites, acreditando no seu poder de agir. O nível de autoestima e direcionado de acordo com o tipo de relações interpessoais adquirida durante a vida, de modo que relações que te desmotivam abaixa sua autoestima e relações que acreditam na capacidade alheia aumenta esse nível.
De acordo com Stratton (2002), podemos definir autoconceito como “a soma total dos modos como o indivíduo vê a si mesmo” (p. 24). A autoimagem seria, então, seu componente descritivo, e a autoestima, seu componente avaliativo.
Um indivíduo com a autoestima baixa pode indicar distúrbios psicológicos distorcendo sua autoimagem, o individuo se avalia de maneira negativa assim reprovando sua autoimagem e ou suas atitudes como pessoa desse modo acha ser necessário ter atitudes de alguém que define ter boa aprovação no seu grupo de relações interpessoais.
A baixa autoestima criam diversos impactos sobre uma criança, quando tornam-se adolescentes tomam medidas destrutivas para se promover diante um grupo que o coloque na visão da sociedade. Para compensar a atitude autodestrutiva, indivíduo com baixa autoestima tem a busca incessante do sucesso não medindo esforço e ações para atingir seu objetivo.
A autoestima e base para outro comportamento importante a autoconfiança, hoje em dia e fator decisivo para uma vida profissional e afetiva de sucesso.
Autoestima e ligado diretamente com a