Trabalho De Auto Estima Com Conceito Salvo Automaticamente
CRISTINA AMBROSIO GUERIOS
O Conceito de Autoestima na Psicologia Comportamental
CURITIBA
2014
Resumo: A proposta desse estudo é diferenciar o conceito de autoestima aplicado no senso comum do mesmo conceito aplicado à psicologia comportamental. O termo autoestima vem sendo citado no dia-a-dia, muitas vezes tendo o seu conceito deturpado. No entanto, trata-se de algo mais complexo, que envolve comportamento operante e respondente. Esse comportamento pode ser reforçado positiva ou negativamente, estando relacionado diretamente com o ambiente. Por isso, o conceito da autoestima merece uma discussão científica, especificamente no campo da psicologia comportamental, e não apenas ser tratado como um assunto secundário, o sentimento que cada pessoa tem por si mesma , é a capacidade de respeitar, acreditar e amar a si mesma.
Palavras chave: autoestima, comportamental, senso comum, reforço positivo, punição.
INTROUDUÇÃO
Como entender o conceito da autoestima na abordagem comportamental? Termo esse hoje tão usado no senso comum, termo esse cada vez mais divulgado como sendo a valorização ou desvalorização da imagem do indivíduo, quase sempre de forma subjetiva e muitas vezes distorcida da realidade. No entanto, o verdadeiro sentido desse conceito vem sendo pouco estudado como objeto de entendimento de um problema, sendo tratado como um assunto secundário. Fator esse que desperta a necessidade da não banalização do termo, devido sua real importância na nossa cultura e sociedade.
O entendimento correto do conceito da autoestima pode ajudar na análise comportamental a ser trabalhado em terapia. Sendo assim, o primeiro questionamento levantado por esse estudo; Segundo John B. Watson (1920, apud MARTINS e HERMETO, 2012), a autoestima está diretamente relacionada ao comportamento:“Qualquer pessoa, independente de sua natureza, pode ser treinada para ser qualquer coisa”(p.68).
Para