Camilo Castelo Branco Nasceu Em 16 De Mar O De 1825 Em Lisboa
Por conta de um crime de adultério os dois sãos presos, nesse tempo publica na novela Amor De Perdição (1862) que lhe dá grande popularidade. Foi absovido e liga se com Ana Placido , com quem casa-se após a morte de seu marido, e com isso começa a dedicar-se a escrever livros como forma de sobreviver e torna-se um escritor mais lido de Portugual. Em setembro de 1877, Canilo viu seu filho morrer na Póvoa de Varzim aos 19 anos seu filho predileto Manuel Plácido Pinheiro. As dificuldades financeiras, a doença e o seu filho que fica louco, ameaçado de cegueira leva-lo cada vez mais a desespero, sem possibilidades de cura se suicida-se em 1890.
As narrativas de Castelo branco normalmente se ambientam em lugares que já fizeram parte de sua vida, como vila ou aldeã província. A mola de ação de seus enredos e frequentemente o amor, ódios implacáveis entre famílias. Como narrador for extraordinário oscilando entre lirisme e sarcasmo, vibra com os personagens e intervém na história tecendo comentários predosos, apesar disso as qualidades das obras de Castelo e irregular em suas produções se destacam o romance –flotim Mistério de Lisboa em que suas narrativas de mistério o de terro Amor de perdição . Castelo deixou influencias no romance naturalista.
Camilo se tornou o mestre na novela romântica portuguesa, a novela camiliana de fase inicial constrói- se a partir de um esquema mais ou menos comum normalmente o protagonista e um jovem desregrado que se