Estudo de caso em vítimas de abuso sexual na infância
Faculdade Metropolitana de Blumenau
Curso de Psicologia
Avaliação do Desenvolvimento Infantil, Observação de Comportamento.
Nome:
Livia Cristina Jagiello Mohr
Prof. Ana Priscila de Oliveira Benites
Segunda Fase
Blumenau, junho de 2011.
1) Tipo de artigo: Estudo empírico
2) Estrutura do artigo
2.1 Elementos pré-textuais
2.1.1 Título e Subtítulo: A percepção de família em vitimas de abuso sexual intrafamiliar: estudo de caso.
2.1.2 Autoria: Catula Pellsoll; Maycon Leôni Martins Teodoro; Débora Dalbosco Dell’Aglio;
2.1.3 Currículo:
2.1.4 Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar as percepções sobre a família em duas meninas vitimas de abuso sexual intrafamiliar. As participantes eram irmãs gêmeas de 12 anos, abusadas pelo avo paterno, pai e tio e que responderam a uma entrevista semi estruturada e instrumentos sobre família (Family System Test (FAST), Teste de Identificação da Família (Family Identification Test (FIT)) e Familiograma).
Os resultados apontaram para uma baixa coesão familiar, alta hierarquia com alto poder dos abusadores, baixa autocongruência e identificação com o agressor em ambas as meninas, assim como a escolha da mãe como modelo a ser seguido. A afetividade foi descrita em relação a cada membro da família e variou de baixa a média. Já o conflito variou de baixo a alto. A entrevista revelou indicadores de tendência ao isolamento, baixa autoestima, atitudes agressivas, sentimentos de culpa, medo e vergonha. Ressalta-se a necessidade de estudos que possibilitem a ampliação do conhecimento da dinâmica familiar envolvida nestes casos.
2.1.5 Palavras-chave (descritores): Abuso sexual intrafamiliar; Familia; Estudo de caso.
2.2 Elementos textuais
2.2.1 Introdução
• Assunto: Estudo de caso de duas vitimas da mesma família com história de abuso semelhante sofrido pelo avo paterno, pai e tio.
• Ponto de vista sob o qual o