Resumo o mundo é plano 1º cap.
Ao ler o primeiro capitulo de “O mundo é plano” de Thomas L. Freidman observa-se de que maneira chegou ao esclarecimento de que o mundo está se achatando, aplainando, e na síntese apresentada a seguir resume-se esse primeiro capitulo.
2 PLANIFICAÇÃO DO MUNDO
Ao viajar para a Índia, Thomas L. Friedman, no intuito de compreender por que os indianos que conhecera, estavam tirando o trabalho dos norte americanos e por que se transformaram em referência tão importante no campo da terceirização, descobre que o mundo está se aplanando. Esta nova perspectiva vem de suas entrevistas com diversas pessoas bem sucedidas na área da terceirização do trabalho na Índia e mesmo norte americanos envolvidos no processo de alguma forma.
Em comparação a Cristovão Colombo, em sua viajem de descoberta das Américas, afirma ter procurado em sua jornada o que é valioso nos tempos atuais (inteligência, componentes lógicos, call centers...), diferentemente de Colombo que buscava bens físicos (metais preciosos, especiarias). A partir desta comparação, Thomas fala das três grandes eras que a globalização atravessou e atravessa, sendo elas: a interação global que se dava por meio da força “muscular” na época de Colombo; a diminuição do mudo através das multinacionais que buscavam mercados e mão-de-obra em meados de 1800 a 2000; e a partir do ano 2000 até atualmente, a descoberta e possibilidade dos indivíduos, através da tecnologia, de colaborarem e concorrerem no âmbito mundial.
Por essa interligação de todos os centros de inteligência e conhecimento do planeta que Thomas, chegou ao termo “achatamento” do mundo e no primeiro capitulo de seu livro demonstra alguns exemplos que defendem sua tese, como prestação de serviços contábeis de indianos para norte americanos ao fazer seus impostos de renda, a Reuters, empresa norte americana de jornalismo, terceirizando digitalização de noticias simples para Bangalore na Índia,