O que é dialética
Resumo da Obra:
“O que é Dialética?” (Leandro Kander), 1° edição 1981; 6° edição.
Cap 1: “Origens da Dialética”
A dialética tem seu ponto de partida na Grécia antiga com Zénon de Aléa (490-430 a.c.) e Sócrates(469-399 a.c.), onde era vista apenas como um ato de dialogar sobre algo, com o tempo perde esta idéia e passa a ser vista com uma forma de argumentar e defender uma idéia e nos tempos modernos defende a idéia de que vivemos em constante estado de mudança, e que tudo esta em transformação (“tudo existe em constante mudança,que o conflito é o pai e o rei de todas as coisas” [P.8]).
Na historia a dialética e marcada por derrotas para a metafísica,onde este ponto era adotado pelos mais influentes, uma vez que procuravam idéias que os permitissem impedir mudanças bruscas nos sistemas que manipulavam, assim a dialética se limitou as classes menos favorecidas ganhando menos espaço e ficando em segundo plano. Realidade esta que se mostra muito marcante na idade média, onde a dialética é sufocada pelo poder da igreja.
Século XIV,“revolução comercial”, Renascimento e a descoberta da America latina marcam a ascensão da dialética,trazendo a tona o caráter dinâmico e contraditório da condição humana.Com a ajuda do filosofo Guilherme de Occam(1285-1349) das artes e das ciências o ser humano descobre a liberdade,liberdade para crescer, estudar e debater idéias antes ditas como verdade absolutas. Este crescimento conta ainda com Nicolau Copérnico,Galileu,Descartes, Pico de La Mirandola, Pascal e Giambattista Vico
Embora tenha tido grande avanço a dialética ainda possuía uma frágil relação com a sociedade, uma vez que os pensadores da mesma não interagiam com a sociedade. No entanto este quadro começa a ser modifica com os Iluministas, sendo o maior deles Denis Diberot(1713-1784) que passa a por o individuo como parte integrante do meio em que vive,tendo ainda o naturalista dialético Jean-jacque Rousseou(1712-1778).
Cap 2: “O Trabalho”