Resumo O Monge e o executivo
O livro O Monge e o Executivo (Sextante, James C. Hunter) , é uma obra com base nos ensinamentos da liderança e também fala da importância do líder servidor aos seus funcionários. James narra no livro a estória de John Daily, Um executivo muito bem sucedido tanto na sua vida pessoal como profissional. Casado com a psicóloga Rachel e pai de dois filhos e gerente de uma grande empresa, John nunca teve nada a reclamar. Porém, nos últimos tempos, sua vida começa a declinar. O executivo sempre muito ocupado com trabalhos, não consegue manter a atenção que dava a família, surgindo assim desentendimento familiar, perdendo até mesmo o controle na educação dos filhos. No trabalho, muitas rebeliões começam a ser feitas, enfraquecendo assim a sua credibilidade para com a empresa.
Em meio de todos os acontecimentos, John não admitia que poderia ter ocorrido um erro na sua forma de liderar e não entendia o porque de tamanha mudança. Então, Rachel, Sua esposa e o pastor da igreja que ele frequentava sugeriu que ele fizesse um retiro num mosteiro beneditino, composto por frades onde vivem uma vida de calmaria e oração. Ainda relutante com a ideia, John resolveu ir após saber que Leonard Hoffiman, um dos maiores executivos do Estados Unidos, conhecido pela sua capacidade de liderança , por motivar e ser bem quisto pelos seus liderados ,estaria vivendo nesse retiro. Assim ele teria oportunidade de conhecê-lo.
Ao chegar ao mosteiro, John, para sua surpresa, descobre que Len Hoffiman foi para o retiro para a busca de um novo sentido para sua vida, ele deixou a vida empresarial de lado e se tornou um dos frades e lá recebeu o nome de Simeão, que também foi uma grande coincidência, pois era um nome que por diversos momentos de sua vida foi presente e sua esposa acreditava que o mesmo haveria um significado para o empresário.
O cenário do retiro é composto por mais 5 personagens , todos coincidentemente ocupando cargos de liderança em suas atividades diárias. Durante o