resumo o monge e o executivo
CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM RECURSOS HUMANOS
EMILENA BESERRA E SILVA LIMA
O MONGE E O EXECUTIVO
FORTALEZA
2014
O livro trata da história de John Dayli, um empresário norte-americano bem sucedido que em meio à sua azáfama diária, percebe que as coisas estão fugindo um pouco dos seus planos. É influenciado por sua mulher a aconselhar-se com um pastor que, por sua vez, o indica para fazer um retiro num mosteiro. Saber que o lendário Len Hoffman, um ex-executivo renomado, era um dos religiosos do mosteiro, e depois que seria ele o palestrante do “retiro” despertou um maior interesse à participação de John. Ainda, Len tinha o onomástico religioso de Simeão, um nome que o “perseguiu” positivamente em algumas etapas de sua história.
Eis o encontro: o monge e o executivo. E nesse encontro a história sobre a essência da liderança. Há outros personagens: ao participantes/personagens do curso no mosteiro, e também, os leitores que se dispõem a aprender sobre liderança. Primeiramente o conceito: liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. Ou seja, habilidade de influenciar pessoas para objetivos comuns. Isso faz-nos compreender a diferença entre gerenciar coisas e liderar pessoas.
Nesse sentido, é comum diferenciar autoridade de poder. Enquanto na autoridade a pessoa exerce liderança sobre as pessoas influenciando-as a fazerem de boa vontade suas tarefas; no poder, as pessoas são coagidas ou forçadas a agirem. O líder é seguido espontaneamente porque sua presença exala confiança, amor, sacrifício e exemplo na sua maneira de servir o outro. “Para liderar você deve servir.” Essa forma de pensar rompe com antigos e suscita novos paradigmas, como o de colocar o cliente em primeiro lugar no modelo piramidal da administração. Pode-se dizer então que a essência