Turismo Urbano
Introdução
O turismo como conhecemos hoje vem sofrendo grandes alterações com o decorrer do tempo, inspirado pelo grand tour que surgiu no século XVII, que era o passeio de jovens da aristocracia para conhecer a cultura greco-romana, como forma de adquirir mais conhecimentos e desfrutar de seu lazer.
Nos tempos modernos seguindo esse movimento histórico os turistas de hoje buscam quase os mesmos prazeres que motivaram as viajes de jovens com seus tutores no século XVII, o conhecimento das cidades e culturas locais, viajem essas que hoje chamamos de turismo urbano.
Turismo Urbano
Dentro da área do turismo encontra-se varias áreas, como o turismo ecológico, turismo de aventura, turismo de base comunitária e o turismo urbano, que pensa na cidade como produto a ser oferecidos a visitantes, como forma de melhoria na sua economia urbana, e vivendo em um mundo globalizado é a tendência turística com maior impacto sócio-cultural.
“O turismo urbano permite rentabilizar social e economicamente investimentos, pois cada cidade é singular, oferece um espetáculo diferenciado, centraliza uma série de possibilidades que criam um grande poder de sedução.” Antonio Carlos Castrogiovanni
Toda cidade tem que ter uma base econômica para se sustentar e para uma melhor exploração deste. Destaca-se o turismo urbano como uma das formas mais buscadas para uma nova gestão mostrando o potencial desta atividade como elemento ativador do desenvolvimento de uma cidade. Cidades, grandes e médias, passam a concorrer entre si, para os investidores como também os consumidores (turistas e moradores). A atração de consumidores ocorre principalmente através de grandes equipamentos de lazer e comerciais, inovações culturais (como eventos, festivais, etc.), novos estilos de arquitetura e “urban design”. O turista urbano busca os elementos da paisagem os espaços construídos e o movimento da vida. Também deve-se considerar