relatorio
SUMÁRIO
1 OBJETIVOS 4
2 INTRODUÇÃO 4
3 MATERIAIS UTILIZADOS 4
4 PROCEDIMENTOS 7
5 Conclusões 8
1 OBJETIVOS
Reconhecer a diferença entre mudanças físicas e químicas por meio de tipo de transformações, observando.
2 INTRODUÇÃO
Todas as substâncias possuem um conjunto de propriedades físicas e químicas únicas que nos permite reconhecer e distinguir uma substância das outras. Elas podem sofrer transformações físicas e químicas e saber diferenciá-las através de mudanças nas propriedades macroscópicas.
Dizemos ser uma transformação física todo processo em que à modificação do estado inicial de um sistema ocorre sem a formação de novos materiais, mas sim com alterações em algumas propriedades do material, já a transformação química é caracterizada quando, no processo de modificação do estado inicial do sistema, ocorre a formação de pelo menos um novo tipo de material.
3 MATERIAIS UTILIZADOS
De acordo com RUSSEL (1994), O bico de Bunsen é constituído de: base (local pó onde entra o combustível); anel (controla a entrada de ar - comburente) e o corpo (onde ocorre a mistura das componentes da combustão). (RUSSEL, J. B,1994)
Figura 1:Componentes de um bico de bunsen
É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto.
Ácido Nítrico (HN03): O ácido nítrico é um ácido forte, pois seu grau de ionização (α) é de 92%. É uma solução aquosa incolor com 70% em massa de nitrato de hidrogênio. É fumegante em contato com o ar, seus vapores são extremamente tóxicos e é também corrosivo, podendo causar queimaduras e manchas amareladas na pele.
Sulfato de Cobre