Impactos do turismo urbano: Dublin, Irlanda
Para Riera (2008), destinação turística é considerada como uma mistura de atrações, serviços e localidades que demonstram características em comum. Todo destino é caracterizado pelo ambiente social, econômico e cultural em que se encontra, por isso é essencial analisar as características de cada local
Há 20 anos atrás a Irlanda era um país muito diferente do que é hoje. Mudanças consideráveis são notadas na indústria do turismo, que teve que se desenvolver e adaptar para as necessidades dos turistas, criando novos produtos e serviços para entrar na competição com outros destinos.
Nesse contexto Dublin se tornou o destino turístico mais importante do país. A principal vantagem de um destino forte como a capital irlandesa é que esta se tornou uma porta de entrada para visitantes na Irlanda. Isto contribui para o aumento do turismo em regiões vizinhas, por que o tamanho pequeno do país permite a visão de diferentes paisagens e atrações turísticas em uma distância relativamente curta em comparação à outros países turísticos, como a Espanha. Dublin já é uma destinação urbana turística bem sucedida e esta dissertação tem como objetivo mostrar os impactos (negativos e positvos) causados em decorrência ao turismo.
“Consumidores procurarão novas experiências como ambientes e culturas inusitados, aperfeiçoamento e desenvolvimento físicos e emotionais... consumidores não querem apenas um passeio, eles querem uma experiência de viagem única e memorável” (Tourism Policy Review Group, 2005)
2. Turismo Urbano
Grandes cidades são portas de entrada para turistas no país. Também são centros de acomodação e geralmente são pontos de encontro para excursões turísticas para áreas rurais, assim como destinações elas mesmas.
O estudo do turismo em grandes cidades ou turismo urbano não havia atraído muita atenção até a década de 80, quando o aumento do desemprego em algumas cidades industriais levou a uma procura por novas atividades que criassem novos