Fichamento " O poço e o pêndulo " de Edgar Allan Poe
726 palavras
3 páginas
Universidade Federal de São PauloAline de Paiva Melo – 54629- Vespertino
Fichamento do Conto “ O poço e o pêndulo ” Allan Poe
Palavras-chave: inquisição;prisão;poço;morte;pêndulo;salvamento.
Resumo
O conto começa com um narrador em 1ª pessoa dizendo que foi condenado á morte durante o período da Inquisição e diz que ao receber sua sentença ele desmaiou e ao acordar ele se depara com uma imensa escuridão.
Quando isso acontece ele fica muito confuso não sabe onde está, o que aconteceu, a única coisa que sabe é que um condenado pela Inquisição tem como destino a forca. Porém ele fica com tanto medo que ao perceber que ele tem pouca mobilidade ele chega a pensar que pode estar preso num túmulo, porém depois ele percebe que ele consegue se mexer e o mesmo se levanta.
Ao se deparar com esta mobilidade ele percebe então que não está numa tumba, e conclui então que pode estar em algum calabouço na região de Toledo e assim ele começa a explorar tudo que pode mesmo naquela escuridão.Porém ele logo tropeça e cai no chão, onde ele dorme. Logo que acorda ele encontra pão e água que consome imediatamente e em seguida ele continua sua exploração do lugar.
Decidiu então atravessar a sala mas para sua surpresa se depara com um foço bem no centro do lugar, o poço. Para saber sua profundidade ele pega uma pedra que está na parede e joga, de acordo com o som da queda na pedra ele concluiu que o poço era bem fundo e que no seu fundo deve ter água..
O medo e a dúvida tomam conta dele que acaba por adormecer novamente e quando desperta de novo se depara com água e pão que logo são consumidos, porém agora ele acha que tinha alguma substância química na água, pois ele se sente um pouco dopado. E novamente ele adormece e ao acordar percebe que o lugar está um pouco mais iluminado e que ele agora está preso numa placa de madeira, preso por uma longa tira em volta do seu corpo.
Depois ele nota que o teto foi pintado, e a figura escolhida foi a do tempo. Este que por sua