Materiais de construção
TRABALHO DESENVOLVIDO DURANTE A DISCIPLINA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO PARTE DA AVALIACÃO DO PRIMEIRO TRIMESTRE
INTRODUÇÃO
O cimento Portland , o popular cimento utilizado nas construções civis começou a ser utilizado na Grecia e Roma , onde as terras de origem vulcânica começaram a ser misturadas com agua e observando o seu endurecimento, tornando-se tão sólidos e resistentes a agua quanto as antigas pedras utilizadas nas construções.
CIMENTO
O cimento é um dos materiais mais utilizados na construção civil, por conta da utilização em diversas fases da construção. O mesmo pertence a classe dos materiais classificados como aglomerantes hidráulicos, que em contato com a água entra em processo físico-químico, tornando-se um elemento sólido com grande resistência a compressão e resistente a água e a sulfatos.
Sua historia iniciou no Egito antigo, Grécia e Roma, onde as grandes obras eram construídas com o uso de certas terras de origem vulcânicas, com propriedades de endurecimento sob a ação da água. Os primeiros aglomerantes usados eram compostos de cal, areia e cinza vulcânica. O cimento Portland é um aglomerante hidráulico fabricado pela moagem do clínquer, compostos de silicato e cálcio hidráulicos.
O nome foi dada em 1824 por Joseph Aspdin, um químico e construtor britânico, que no mesmo ano, ele queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Obteve uma mistura que, após secar, tornava-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções. A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano, com o nome de cimento Portland , que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.
Os silicatos de cálcio são os principais constituintes do cimento Portland, as matérias primas para a fabricação devem possuir cálcio e sílica em proporções