resumo o medico e o mostro
O livro “O medico e o monstro” é um clássico. Lançado em 1886 sob titulo original de “The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde” e escrito por Robrt Louis Stevenson. A obra, em seu tempo, foi considerado um excelente livro de horror e suspense, que marcaria profundamente seus leitores, pois mantém uma atmosfera assustadora durante todo o enredo, se tornando assim um clássico do mistério. O livro conta basicamente a historia de um médico, Dr. Henry Jekyll e sua relação conturbada com a sua segunda personalidade, o diabólico Edward Hyde. A temática é pesada, claro, mas o autor aborda um tema essencialmente humano: o bem e o mal em cada um de nós. Afinal, apesar de Dr. Jekyll e Hyde serem dois lados da mesma moeda, não criou o outro. Eles dividiam o espaço com o desequilíbrio comum em todos – o bem superando o mal ou vice-versa.
Tendo essa questão do bem e do mal abordada de uma maneira diferente, eleva-se o debate que começava na época sobre as teorias psicanalíticas, onde a sociedade começa a conversar sobre comportamento dúbio que mais tarde se transformou em transtorno bipolar.
2 RESUMO DA OBRA
A historia começa durante um passeio, um advogado chamado Utterson, conhecido por sua sensibilidade e confiabilidade, ouve seu amigo Enfield narrar um caso de extremamente frieza. Um homem sinistro chamado Hyde havia atropelado e passado tranquilamente em cima de uma garotinha, desaparecendo por uma porta misteriosa em um beco. Pouco depois, ele reaparecera e pegara uma indenização aos pais aterrorizados com um cheque assinado por um respeitável cavalheiro. Ressalta Enfield:
[...] o homem passou tranquilamente em cima da menina, deixando-a a gritar estendida no chão. Isso contado não é nada, mas, visto, foi uma cena diabólica. Não era bem um homem: parecia uma encarnação de algum demônio terrível [...].1
Uma vez que tanto Utterson quanto Enfield desaprovam mexericos, eles concordaram em deixar o assunto de lado. Entretanto, um dos