A Teoria Analitica De Carl Jung
Resumo
Um resumo bibliográfico dos estudos da Teoria Analítica de Carl Jung, história pessoal, influências, experiências e principalmente a teoria por ele defendida.
Introdução
Como ocorreu com outras abordagens da Psicologia na história, a monopolização por Freud da abordagem da Psicanálise durou pouco, anos após a fundação, já foram surgindo estudiosos a favor e contra os pontos básicos feitos inicialmente por ele.
Referiremos neste resumo o medico Psiquiatra Carl Jung que discordava totalmente do ponto de base da teoria e que desenvolveu uma teoria própria ao passar do tempo.
Segundo o texto quando foi publicado no ano de 1900, uma das principais, obras de Freud, A interpretação dos Sonhos Carl Jung, tinha acabado de se formar medico psiquiatra e após a leitura da obra ficou extremamente impressionado com as idéias de Freud.
Começou então a encaminhar seus textos, por correspondência iniciando assim uma grande parceria profissional e um elo de amizade pessoal fantástico e frenético. Ao todo, hoje estão catalogadas e publicadas 359 cartas, que encaminharam um ao outro em 08 anos de vinculo.
No primeiro encontro pessoal que tiveram, conversaram por treze horas seguidas, o que nos deixa claro que inicialmente todas as idéias de ambos se encaixavam em um ciclo perfeito, tanto que, Freud em uma de suas correspondências, considerou Jung, “seu príncipe herdeiro”. Após o primeiro encontro Freud escreveu:
“Você me inspirou confiança, pois percebi que sou substituível quando qualquer outra pessoa e não poderia esperar ninguém melhor que você, agora que passei a conhecê-lo, para continuar e completar meu trabalho.” (Hall, Lindzey e Campbell, p.84)
Participaram de congressos, realizaram conferências juntos. Jung foi o primeiro presidente da Associação Psicanalítica Internacional posição que manteve até meados de 1914.
Segundo o autor, o rompimento inicial do laço de amizade começou por volta de 1912, quando Jung retornou de uma