CONTRIBUIÇOES DE JUNG PARA A PSICOLOGIA
RESUMO.
No presente artigo iremos abordar as contribuições de Jung para a psicologia e a repercussão de suas teorias na atualidade. Jung foi fundador da psicologia analítica e desenvolveu as primeiras teorias psicológicas baseadas no inconsciente, ligadas com Freud.
Palavras Chave: Inconsciente coletivo. Inconsciente pessoal. Complexo. Arquétipo.
ABSTRACT.
CONTRIBUTIONS TO THE PSYCHOLOGY OF JUNG AND THEORY OF ANALYTICAL PSYCHOLOGY
In this article we discuss Jung's contributions to psychology and the impact of his theories today. Jung was the founder of analytical psychology and developed the first psychological theories based on unconscious, connected with Freud.
Keywords: collective unconscious, personal unconscious, complex, archetype.
1. INTRODUÇÃO
Jung criou uma linha chamada psicologia analítica, onde suas próprias experiências, sonhos, fantasias e intuições foram alvo de pesquisa. Carl Gustav Jung foi um dos precursores da visão do homem por inteiro que hoje é tão usada na medicina alternativa, nas práticas holísticas e inclusive na psicologia. Além disso, ele incluía na sua visão de homem, as características sociais, culturais e universais.
Sua técnica de terapia consistia justamente em acreditar que nenhuma terapia seria valida para todas as pessoas e, portanto buscava o contato com o paciente para descobrir qual seria a mais conveniente a este.
Estudou particularmente a neurose da qual acreditava que estava presente em todos os estágios da vida, que ela se reconstrói em cada um deles e desta forma não é estritamente necessário, como fazia Freud, retornar ao passado para tratá-las. Ele dividia seu tratamento em quatro fases: confissão, explicação, educação e transformação (Jung, 1935).
Outra forma que Jung utilizava para tratar seus pacientes era a interpretação de sonhos por livre associação, onde ele tentava entender não apenas o porquê do sonho como