resumo e ponto critico sobre alexandria
O filme relata a história de Hipátia. Única personagem feminina do filme, Hipátia ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca. Alexandria é movida por ideais religiosos diversos, o cristianismo que foi a religião predominante dividia lugar com o judaísmo e a cultura greco-romana. Hipátia não pensa em se casar e se dedica unicamente ao estudo, à filosofia, matemática, astronomia, e sua principal preocupação, no relato do filme, é com o movimento da terra em torno do Sol.
Apesar de não pensar em se casar, seu escravo Davus á ama em segredo. Assim com Orestes que também não é correspondido. Orestes é seu aluno junto com Sinésius que é cristão.
No decorrer do filme Davus recebe alforria de Hipátia trava uma guerra entre a fé cristã e sua paixão por sua ex-dona. Pois os ideais de Hipátia não permitia que ela seguisse o cristianismo. Já Orestes se torna prefeito de Alexandria e se converte ao cristianismo mas continua seguindo Hipátia.
Cyril domina a cidade de Alexandria e vê na relação entre Hipátia e Orestes um ponto de fragilidade do poder romano, e começa usar as escrituras sagradas para acusar Hipátia de ateísmos e bruxaria, tentando fragilizar a influencia que Hipátia tinha com o prefeito de Alexandria.
O filma mostra a história de uma mulher que não vê razão para tanta raiva entre os homens e á partir daí procura usar sua inteligência com alguma coisa boa, além disso, o filme mostra também o desprezo que o cristianismo tratava as mulheres da época. Mostra também o poder do cristianismo, quem não era cristão ou se convertia ou era morto. O Cristianismo foi tomando conta da Grécia aonde Alexandria era situada, enterrando a religião Pagã.