Princípios da Interpretação Bíblica
Título da Obra:
Princípios da Interpretação Bíblica
Nome(s) do(s) autor(es):
Louis Berkhof
Editora:
Editora Cultura Cristã
B. ANÁLISE DA OBRA
1. Breve Resumo:
Hermenêutica é uma palavra grega HEMENEUTIKE, e Platão foi o primeiro a usar essa palavra como um termo técnico, podemos defini-la como a ciência que nos ensina o princípio da interpretação, as leis, e os métodos. A tarefa especial da hermenêutica é mostrar o caminho pela qual as diferenças ou a distância entre o autor e seus leitores pode ser removida.
Precisamos estudar Hermenêutica por algumas questões bem relevantes que são elas: A- O Pecado, que deixa turvo o entendimento do homem e exerce influência pecaminosa sobre sua vida mental.
B- A diferente forma de pensamento de cada ser humano, que faz com que cada um trilhe rumos diferentes, há de se ressaltar: Na capacidade , gosto estético e na qualidade moral. Na nacionalidade, diferentes línguas e formas de pensamento diferentes.
O estudo da Hernêutica para o cristão é importante pois para que haja uma inteligente interpretação da bíblia, pois para cada sermão que há de ser pregado faz se necessário conter uma boa e sólida base exegética, para que haja uma devida instrução aos mais jovens e defender a verdade contra os ataques da alta crítica.
Os Judeus aplicavam princípios a interpretação dos textos essa interpretação variava de acordo com cada grupo que são eles:
Judeus Palestinos - Consideravam até as letras como sagradas e seus copistas tinham o hábito de contá-las com receio de que alguma delas se perdesse na transcrição. Hillel foi um dos maiores interpretes dos judeus. Ele nos deixou sete regras de interpretação pelas quais, pelo rnenos aparentemente, a tradição oral. poderia ser deduzida a partir dos dados da Lei Escrita. Essas regras, na sua for- ma mais abreviada, são as seguintes: (a) leve e pesado